Square news

Treino Preventivo diminui risco de lesões em tenistas

por Renata |

Tênis é uma modalidade que exige mudanças bruscas de direção, movimentos repetitivos e treinamentos extenuantes, fatores que podem resultar em lesões. O treinamento preventivo para evitar lesões tem grande importância na rotina dos tenistas amadores e profissionais.

A equipe de treinamento competitivo da TennisSquare realiza os exercícios preventivos sob a supervisão da fisioterapeuta Evany Salvador. “O principal objetivo do treino preventivo com os atletas é mantê-los por mais tempo no esporte, evitando o afastamento dos treinos e competições e diminuindo o risco e a gravidade das lesões que possam ocorrer”, explica Evany, especializada em fisioterapia esportiva pelo Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte da UNIFESP.

A rotina de exercícios do preventivo é realizada todos os dias antes do treino. “São exercícios de fortalecimento, controle motor, correção dos gestos esportivos e são baseados em uma avaliação funcional e histórico de lesão do atleta. A elaboração dos exercícios é feita de forma individualizada, associando as principais lesões do tênis”, afirma a fisioterapeuta.

Quanto mais cedo os tenistas começarem o treino preventivo, melhor. A fisioterapeuta ainda comenta que é na categoria de base que os atletas começam a se desenvolver, acompanhado pelo aumento de volume de treino. Então intervir em erros de técnica, desequilíbrios e dificuldade de coordenação de forma precoce é essencial para garantir a permanência do atleta em um alto rendimento.

“No tênis sabemos que a epicondilite lateral, também conhecida como cotovelo do tenista, é uma das lesões mais comuns. Isso acontece na maioria das vezes por erro de técnica ou uso do equipamento inadequado”, analisa Evany.

“Além do cotovelo, há incidência de lesão do quadril e no ombro. O fortalecimento do core, conscientização do movimento de forma estática e dinâmica, treinamento de estabilizadores do ombro e do quadril junto com o trabalho de equilíbrio são parte do preventivo dos atletas” finaliza.