Square news

Saiba mais sobre a Liberação Miofascial

por Renata |

Técnica de Terapia Manual traz inúmeros benefícios, pode ser realizada por um profissional e, dependendo do caso, até pelo próprio paciente

A técnica de liberação miofascial é um dos métodos mais antigos que se tem registro na história, considerada uma das mais importantes terapias manuais. Atualmente é uma técnica muito utilizada na prevenção e reabilitação de lesões, e também como recurso durante o Recovery dos atletas. A realização desta terapia é uma combinação de movimentos para o relaxamento dos tecidos. Uma de suas maiores utilidades é na liberação de pontos gatilhos ou mesmo como tratamento inicial para conseguir amplitude de movimento.


Entenda um pouco mais da técnica

A fáscia é um tecido conjuntivo que recobre todo o corpo e transmite forças e tensões geradas pelos movimentos. Da mesma forma que os músculos se remodelam em resposta ao treino, a fáscia se remodela em resposta às lesões, a padrões de uso ou algum tipo de inflamação. A restrição miofascial pode levar a posturas assimétricas e movimentos ineficientes, causando dor local ou em diferentes partes do corpo. Além disso, a limitação do movimento, devido às restrições, pode gerar sobrecargas biomecânicas, propiciando o surgimento de dores crônicas.


Como é realizada a Liberação Miofascial

Normalmente é efetuada por um profissional de forma manual, por meio da manipulação dos tecidos com diferentes direções de deslizamento, apoios e pressões, com ou sem equipamentos, de acordo com as necessidades do paciente. Mas, também pode ser feita por você mesmo. Na auto liberação miofascial, você pode usar principalmente o rolinho (foam rollers), o stick (bastão), bolas de tênis e soft ball, rolando alguma parte do corpo que você sente dor, em cima de um desses equipamentos. Porém, é importante consultar um fisioterapeuta caso haja algum indício de patologia ou lesão.

Assista ao vídeo demonstrativo: https://youtu.be/mKNcj_WNLQM

Vantagens da Liberação Miofascial

- Proporciona uma sensação de alívio e bem estar;

- Aumenta a temperatura local pelo movimento das mãos e consequentemente traz uma sensação de relaxamento na área;

- Melhora dores musculares, através da liberação de pontos de tensão;

-Permite maior amplitude de movimento;

- Melhora a qualidade da respiração.


Liberação Miofascial para atletas


Ajuda a melhorar o rendimento e na recuperação e também melhora a consciência corporal. Ela pode ser realizada no pré-treino para melhorar a execução dos exercícios e diminuir a fadiga muscular, e também no pós-treino para relaxamento e redução da dor muscular.