Square news

Bruno Soares e Jamie Murray conquistam 1o. título da temporada 2021, em Melbourne

por Renata |

O retorno da parceria de Bruno Soares e Jamie Murray não poderia ter sido melhor. Na madrugada deste domingo, a dupla conquistou o título do ATP 250 de Melbourne, torneio preparatório para o Australian Open, ao derrotar os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah por 6/3 7/6(7). Brasileiro vai jogar agora o Australian Open nas duplas com Murray e nas mistas com Luisa Stefani.


"Começou bem o nosso déjà vu aqui e espero que siga assim", disse o brasileiro, lembrando do início da parceria em 2016, quando Bruno e Jamie conquistaram o título do ATP 250 de Sydney e o Australian Open logo no primeiro mês juntos. "Foi um jogaço, os quatro estavam super bem em quadra e foi no detalhe. Jogamos muito bem neste torneio, o que é importante, já que é um pré-Grand Slam. Começamos o ano já com confiança e ritmo de jogo", continuou Bruno, analisando o jogo.

Soares somou mais um troféu para a sua coleção. São 34 títulos conquistados pelo mineiro, que é dono de três títulos de Grand Slam nas duplas masculinas, sendo dois (Australian Open e US Open 2016) ao lado de Murray. O britânico é o parceiro mais vitorioso da carreira de Bruno, com o qual venceu onze torneios. O último torneio disputado pela equipe havia sido na temporada de 2019, em Roland Garros. Após o término, Bruno jogou ao lado do croata Mate Pavic, com quem conquistou o título do US Open e o vice campeonato de Roland Garros, ambos em 2020.

"Estou muito feliz de começar o ano e a parceria assim. Acho que pro Jamie também é muito importante, ainda mais depois da temporada cheia de altos e baixos que ele teve no ano passado. Começar firme assim é otimo. E com o Jamie não tinha mistério, sabíamos que seria uma retomada. Eu já esperava algo assim, nós já provamos que podemos ganhar torneios grandes e estamos mais maduros agora do que antes, e jogando melhor. Agora é encaixar tudo isso que os resultados podem aparecer", finalizou o mineiro, confiante na dupla.

AUSTRALIAN OPEN -

Dupla mista com Luisa Stefani

Agora, a dupla volta as suas atenções para o Australian Open. Também na madrugada deste domingo, Soares e Murray conheceram os seus adversários da estreia no Grand Slam australiano. A caminhada em busca de um segundo título no torneio começará contra o time formado pelo norte-americano Marcos Giron e o britânico Cameron Norrie.

Além das duplas masculinas, Bruno também disputará a chave de duplas mistas. Com três títulos conquistados (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Soares vai em busca de mais um troféu de Grand Slam em sua carreira ao lado de Luísa Stefani, a atual número 30 do mundo no ranking de duplas feminina. A parceria é inédita e une os melhores brasileiros ranqueados nas duplas.



SOBRE BRUNO SOARES - Mineiro nascido em 27/02/1982, Bruno Soares é um dos principais nomes da história do Brasil. Ao ganhar o US Open nas duplas mistas, em 2012, se juntou ao seleto grupo de campeões de Grand Slam brasileiros, que inclui apenas Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch e Marcelo Melo. Em 2014 repetiu a façanha conquistando o segundo título em Nova York.
Em janeiro de 2016, no Australian Open, conseguiu o feito inédito de vencer o 1o. Grand Slam de duplas, com Jamie Murray e de conquistar também o trofeu nas duplas mistas, com Elena Vesnina, se tornando o primeiro brasileiro desde Maria Esther Bueno, em 1960 a vencer dois títulos no mesmo torneio.
Em setembro de 2016, ganhou o segundo Grand Slam de duplas, no US Open, em NY, se tornando a primeira parceria (com Jamie Murray), a vencer dois Slams no mesmo ano, desde os Irmãos Bryan em 2013.
Quatro anos depois, em 2020, conquista mais uma vez um Grand Slam, o US Open, ao lado de Mate Pavic e disputa sua primeira final de Roland Garros, ficando com o vice-campeonato. Encerra a temporada 2020 pela 2a vez na carreira como a dupla número um do mundo.
No total, nas duplas Bruno tem 34 títulos no circuito, 32 vice-campeonatos e chegou ao 2o. posto no ranking mundial individual de duplas em 2016. É o 6o. atualmente. Encerrou as temporada 2016 e 2020 como a dupla número um do mundo. O atual parceiro é o escocês Jamie Murray.
O tenista que tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, conta atualmente com os patrocínios da BMG, Anga, Aldo Solar, Aliansce Sonae, 1Pure e Wilson.

Diana Gananyi

Foto: Instagram de Bruno Soares