Square news

A importância da fisioterapia no pós- operatório

por Renata |

Ao saber que teremos que enfrentar uma cirurgia, a primeira preocupação normalmente está relacionada ao cirurgião que fará o procedimento. Normalmente, escutamos a opinião de mais de um médico e avaliamos todo o processo. Mas e a fisioterapia? É necessário também escolher da melhor forma o local e os profissionais que irão atuar na reabilitação após a cirurgia.

A fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação das cirurgias ortopédicas, proporcionando a evolução do paciente a cada sessão e a cada dia, até que ele fique totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias e para o retorno ao esporte. Após o processo cirúrgico pode haver demora no tempo de recuperação dos pacientes por complicações pós-operatórias e também pela demora de início da fisioterapia ou se ela não for realizada de forma eficiente.

O tratamento fisioterápico deve ser baseado em técnicas e protocolos específicos para cada patologia. Após uma avaliação minuciosa pelo fisioterapeuta, podem ser realizados procedimentos específicos pelo profissional, de acordo com a exigência da reabilitação, exercícios, (fortalecimento), técnicas de mobilização para recuperar os movimentos da área operada e de outras partes do corpo envolvidas no procedimento até a recuperação total das atividades e do gesto esportivo.

Nas sessões de fisioterapia da LifeSquare, são utilizadas, além da terapia manual, diversos recursos como o game ready, que une crioterapia e compressão, o equipamento para treino isoinercial, Desmotec, em que o paciente trabalha as fases concêntrica e excêntrica do movimento com a mesma intensidade, tornando o exercício mais eficiente. Além das qualificações dos fisioterapeutas da LifeSquare, com diversas especializações, inclusive em Osteopatia e Método Rolf de Integração Estrutural, e experiência com equipes de seleção brasileira em diversos esportes e em Jogos Olímpicos.